O Top 10 das Obras Imperdíveis do Museu do Louvre

Por: Gabriel Rojas

Vitória de Samotrácia, cerca de 190 a.C., Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas

Vitória de Samotrácia ou Nike de Samotrácia: Arte helenística do III ao I século a.C. Departamento de Antiguidades gregas, etruscas e romanas. Ala Denon / Nível 1 / Escadaria Daru / Sala 703.

Afrodite, ou Vênus de Milo, cerca de 100 a.C., Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas

O que é a Vênus de Milo? A Vênus de Milo é uma antiga escultura grega que data aproximadamente de 100 a.C. Feita de mármore, ela representa uma mulher seminua, comumente identificada como Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza, conhecida como Vênus na mitologia romana.

Retrato de Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo, a famosa “Mona Lisa” ou “Gioconda”, de Leonardo da Vinci, Ala Denon, 1º piso, Pintura Italiana

Mona Lisa é a enigmática esposa de Francesco del Giocondo também conhecida pelos nomes: Lisa Maria Gherardini, Lisa del Giocondo, Lisa di Antonio Maria, Lisa di Antonmaria ou Gioconda.

Touro androcéfalo alado, Khorsabad, Ala Richelieu, piso térreo, Antiguidades Orientais

.

As Bodas de Canã, Paolo Veronese, 1563, Pintura Italiana

A obra “As Bodas de Caná” foi realizado por Veronese, entre os anos de 1562-1563, para decorar uma parede do refeitório dos monges beneditinos da Basílica de São Jorge Maior (“Basílica di San Giorgio Maggiore”), localizada na ilha “San Giorgio Maggiore“

A Coroação do Imperador Napoleão e da Imperatriz Josefina na Catedral Notre-Dame de Paris, em 2 de dezembro de 1804, Jacques-Louis David, 1806-1807, Pintura Francesa

A Coroação de Napoleão (em francês: Le Sacre de Napoléon) é uma pintura de 1807 do artista francês Jacques-Louis David. A obra retrata o momento da coroação de Napoleão Bonaparte como Imperador da França na Catedral de Notre-Dame de Paris, em 2 de dezembro de 1804.

A Jangada da Medusa, Théodore Géricault, Salão de 1819, Pintura Francesa

É uma importante obra na pintura francesa do século 19, geralmente, considerada um ícone do Romantismo. Representa um acontecimento cujos aspectos humanos e políticos despertaram grande interesse em Géricault. O pintor pesquisou em detalhes a história do naufrágio da fragata francesa Medusa na costa do Senegal em 1816, com 150 pessoas a bordo.

A Liberdade Guiando o Povo (28 de julho de 1830), Eugène Delacroix, Salão de 1831, Pintura Francesa

A Liberdade guiando o povo (em francês: La Liberté guidant le peuple) é uma pintura de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X. Uma mulher representando a Liberdade, guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, empunhando a bandeira tricolor da Revolução francesa em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra.

Estátua de Aïn Ghazal, Ala Sully, piso térreo, Levante – Palestina e Transjordânia, das origens à Idade do Ferro

A Estátua de Aïn Ghazal é uma peça fascinante que se encontra no Museu do Louvre. Ela é considerada uma das mais antigas estátuas do Oriente Médio, datando aproximadamente de 7.000 a.C.. Aqui estão alguns detalhes interessantes sobre essa relíquia:

Grande Esfinge de Tanis, Ala Sully, Sobreloja (“Entresol”), Cripta Egípcia, Antiguidades Egípcias

A Grande Esfinge de Tânis, também conhecida como o “Grande Sphinx de Tânis”, é uma das maiores esculturas conservadas fora do Egito. Ela foi descoberta em 1825 pelo egiptólogo e cônsul inglês Henry Salt nas ruínas do Templo de Amon-Rá, na cidade de Tânis, antiga capital do Baixo Egito, durante as dinastias XXI (1070 a 945 a.C.) e XXII (945 a 712 a.C.)1. Aqui estão alguns detalhes interessantes sobre essa impressionante obra de arte

Veja mais aqui!