Nova proibição de viagens de Trump: quem é afetado e o que saber.
A ordem, que entra em vigor na segunda-feira, inclui a suspensão total de viagens de 12 países e restrições parciais em mais sete.
Por: minhaviagemparis.com.br
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma nova proibição de viagens para 19 países, bloqueando ou restringindo o acesso a vistos americanos para milhões de pessoas em todo o mundo.
Se você é de um dos países afetados — ou tem familiares ou funcionários que sejam — veja o que a nova política significa para você, quais tipos de visto são afetados e quem ainda pode se qualificar para exceções.
Quem é afetado pela nova proibição de viagens?
A proclamação de Trump divide os países alvos em dois grupos: 12 países com suspensão total de entrada e 7 países com restrições parciais de visto. Veja o que isso significa na prática:
Países Totalmente Proibidos
Cidadãos dos seguintes 12 países estão impedidos de entrar nos Estados Unidos com vistos de imigrante e não imigrante: Afeganistão; Mianmar (Birmânia); Chade; República do Congo; Guiné; Equatorial; Eritreia; Haiti; Irã; Líbia; Somália; Sudão; Iêmen.
Isso inclui todas as categorias de visto, desde vistos de turista e estudante até green cards para emprego e família.
Países parcialmente restritos
Sete países estão sujeitos a restrições limitadas. Cidadãos dos seguintes países não podem mais receber vistos de imigrante ou não imigrante nas categorias B-1/B-2 (turista e negócios), F, M e J (estudante e visitante de intercâmbio): Burundi; Cuba; Laos; Serra Leoa; Togo; Turcomenistão; Venezuela.
Vistos de trabalho e outras categorias de não imigrantes não especificamente mencionadas na proibição ainda podem ser emitidos.
No entanto, Trump ordenou que os funcionários consulares reduzam a validade desses vistos sempre que permitido por lei, dificultando viagens de longa duração ou empregos.
Para a maioria das pessoas desses países, as opções de visitar, estudar ou imigrar para os EUA estão agora severamente restringidas.